Cineclubismo...



Apesar das restrições quanto ao conteúdo e o público gerados pelo sistema comercial de Cinema, encontramos uma via que tem se mostrado duradoura na cena cultural do audiovisual brasileiro. O cineclube é uma alternativa que iniciou-se na década de 20 do século passado em meio a organizações de emancipação popular e ganhou ao longo dos tempos diversas formas e adeptos em todo Mundo.

Em Macapá o exemplo do Cine Territorial em tempos pretéritos indica o uso dessa linguagem nas terras do cabo norte, dentre outras inciativas sem ou com poucos registro historiográficos. Vive-se hoje, contudo, uma crescente revigoração do movimento. A exemplo do Clube de Cinema, Cine Mairi, CineSesc, Cine Paraíso, Univercinema e do Cinemando na Amazônia.

Essas linhas visam contextualizar a reabertura da última iniciativa citada. “No dia 19 de Fevereiro re-estreou o Ponto de exibição Cinemando na Amazônia da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas – ABDeC-AP, em parceria com o Instituto Inova Amapá , um projeto que faz parte do Programa do Ministério da Cultura Cine mais Cultura com o apoio da Programadora Brasil.”


Cuja programação está disponível ao público que prestigia iniciativas como essa:

(clique aqui para ver)

Comentários

Postagens mais visitadas